Nova pagina 1
 

2012 - todos os direitos reservados

   
 

DICAS PARA O DIA-DIA NA COZINHA!

 

- Para tirar cheiros em geral das mãos, (p.ex. peixe, alho, cebola) nunca use detergente ou sabão.
–> Experimente lavar as mãos com água enquanto esfrega nelas uma colher de inox ou uma faca (do lado contrario ao da lamina claro) como se fosse uma barra de sabão. O cheiro desaparece como por magia!!
–> Outro truque para tirar o cheiro a alho das mãos é esfregar com salsa ou com borras de café.
Para não chorar ao cortar a cebola existem vários truques.
–> Espete na ponta da faca um pedaço de pão (o pão vai “absorver” o ácido da cebola que nos faz chorar);
–>Experimente também cortar a cebola fresca, ou seja, coloque previamente a cebola descascada no frigorifico;
–> Corte a cebola debaixo de água fria.

- Para verificar a qualidade do ovo: pegue numa taça funda e encha de água. Mergulhe os ovos observe, se algum ovo boiar, é porque está estragado.

- Para um prato que ficou muito salgado, junte-lhe uma batata crua partida. Deixe ferver um pouco. A batata vai absorver o sal em excesso.

- Dê um toque especial ao café acrescentando um pauzinho de canela. O café vai ganhar um sabor e um aroma verdadeiramente diferente e saboroso.

- Bata as claras com os ovos a temperatura ambiente. Se conservar habitualmente os ovos no frigorifico, tire-os meia hora antes de os bater. Se quiser claras bem firmes junte também uma pitada de sal quando as for bater.

- Quando cozinhar as verduras, coloque uma colherzinha de açúcar. Ajuda a manter a cor e o sabor das verduras.

- Para a alface ficar bem fresquinha e crocante, na água onde vai deixar demolhada, acrescente sumo de limão e gelo. Depois, é só secar e servir.

- Para dar um gosto especial aos bolos, acrescente uma raspa de casca de limão.

- Para evitar que o polvo fique muito rijo, não coloque sal durante a cozedura do polvo, tempere-o apenas depois de pronto. Isso garante que o polvo não fique rijo, mas sim muito macio!

- Para o polvo ficar bem tenro, quando o for cozer, junte na água uma rolha de cortiça.

- Para cozinhar o polvo em pouco tempo e este fique tenro e macio, após a sua lavagem com um martelinho de cozinha dê uma pancadas nos tentáculos do polvo até os sentir " moles e quebrados”.

- Para retirar o sabor acido do pepino, corte as extremidades do pepino e esfregue com alguma rapidez esses contra o corpo do pepino em movimentos circulares.

- Para evitar que o azeite ou o óleo salpique quando fizer fritos, acrescente uma pitada de farinha à gordura já quente.

- Frite os bifes na margarina, em vez de óleo. Eles não encolherão e ficarão bem mais macios.
Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

- Para reduzir o cheiro de peixe no ar, ponha um pouco de sumo de limão no óleo em que vai fritar o peixe.

- Para uma omeleta mais leve e saborosa misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremosa e crescerá mais.

- Se você quiser que o peixe congelado fique com sabor de peixe fresco, descongele-o directamente no leite.

- Se guardar no frigorifico metade da cebola, evite que ela resseque passando sobre o corte um pouco de manteiga.

- Para absorver a humidade do sal, misture ao sal do saleiro alguns grão de arroz ou feijão.
Escame o peixe segurando-o sempre na cabeça e nunca pelo rabo, pois amolece. O sentido em que este deve ser escamado é sempre do rabo para a cabeça e não ao contrário.

- Para limpar o microondas coloque lá dentro metade de um limão, ponha-o a funcionar numa potência média durante 1 minuto. Abra-o e limpe com um pano seco.

- Para tornar o pão mais fresco, como se fosse do próprio dia, faça o seguinte: borrife-o com leite, embrulhe-o num papel grosso e leve-o ao forno. Vai ver que é como se estivesse a comer pão fresquinho.

- As azeitonas devem ser sempre conservadas num recipiente cheio de água de modo a que fiquem totalmente cobertas. Se o fizer em água salgada ainda melhor.